Canvas e modelos de negócios

O que é o Business Model Canvas (com imagens) | Modelos de ...
Nada mais é que uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.
Um mapa dos quais os principais itens que estabelecem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se alcançar um melhor resultado.
O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de ser um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia após dia.

Quais são os noves blocos de modelos de negócios?

Esse plano de Negócios pode ser melhor descrito com 9 componentes básicos, que oferecem a lógica de como uma organização pretende gerar valor. Esses 09 componentes cobrem as quatro áreas fundamentais de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

 Segmento de Clientes, tais como usuários, pagantes, mães ou jovens
2° Proposta de Valor, que está embutida nos produtos, serviços e benefícios da empresa
3° Canais de Distribuição para alcançar os clientes e oferecer-lhes a proposta de valor
4° Relacionamento com Clientes para criar demanda
5° Fontes de Receitas geradas pela proposta de valor
 Recursos-Chave exigidos para viabilizar o modelo de negócios
Atividades-Chave necessárias para implementar o modelo de negócio
 Parcerias Principais que farão parte do negócio e sua motivação para isso
 Estrutura de Custos resultante do funcionamento do seu Modelo de Negócios

Alexander e seu orientador perceberam que definir o termo Modelo de Negócios e seus 09 componentes não seria suficiente. Era necessário desenvolver alguma coisa que incentivasse a inovação, a prototipação e co-criação (criação colaborativa).
Assim,  utilizando-se de conceitos de design thinking, Alexander iniciou com um simples gráfico feito em powerpoint que anos mais se tornaria o Quadro de Modelagem de Negócios ou Business Canvas.

Esta quadro foi responsável por revolucionar a maneira como empreendedores e empresas começaram a pensar em novos negócios ou novos produtos. Seu próprio livro se entitulou “Business Model Generation” (Geração de Modelo de Negócios). E, de fato, ele criou toda uma nova geração de empreendedores! Você, por exemplo, deve ser um deles.

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem